Confie em si e crie o futuro que merece
A Constelação Familiar é um método terapêutico poderoso, desenvolvido nos anos 80 por Bert Hellinger, um renomado filósofo e psicoterapeuta alemão. Este processo visa abordar questões recorrentes e causadoras de sofrimento no indivíduo dentro de seu sistema familiar, revelando e desfazendo emaranhamentos que podem impactar várias gerações.
Hellinger observou que eventos traumáticos, como mortes prematuras, abandonos, crimes ou suicídios, têm um impacto duradouro nas dinâmicas familiares. A infelicidade de membros não incluídos na constelação pode gerar padrões emocionais negativos, como ansiedade, depressão, raiva e medo, além de problemas de saúde.
A participação inconsciente no destino familiar muitas vezes limita a liberdade de escolha individual. A Constelação Familiar propõe a aceitação e reconciliação com o destino da família, permitindo que cada indivíduo assuma sua vida com autonomia. Ao aceitar, pode-se extrair do destino apenas o fortalecedor, utilizando essa força para curar e transformar fraquezas.
Os atendimentos são feitos em grupos terapêuticos onde o cliente traz uma questão (um tema para ser trabalhado) através das Constelações. O Facilitador do processo pede ao cliente que escolha no grupo algumas pessoas para representarem os elementos da questão que o cliente busca solução ou cura.
O processo terapêutico se dá a partir da observação dos movimentos espontâneos dos representantes que revelam as dinâmicas inconscientes do sistema familiar do cliente.
Então a Constelação Familiar é um processo Terapêutico eficaz que ajuda a quebrar as repetições de padrões destrutivos na família, ajudando a dissolver os emaranhamentos seja de fracasso, doença, infelicidade. Os resultados são sentidos muitas vezes imediatamente após o processo pelo simples fato de ser visto e ter sido colocada em harmonia as ordens do amor.
E além do trabalho com pessoas existe o trabalho com os bonecos na água.
Temos então alguns bonequinhos que selecionamos para representar pessoas ou elementos importantes na história do cliente e os colocamos na água. Conforme conversamos e entramos no universo terapêutico, os bonecos vão se movimentando na água de acordo com a realidade das relações entre os envolvidos. Todas as nuances dos movimentos são observados pelo facilitador (constelador). A partir disso é que podemos trabalhar os processos terapêuticos. A proposta terapêutica envolve apenas questões emocionais, por isso não existe nenhum contexto espiritual ou religioso envolvido.
A proposta fenomenológica não envolve intenção, trabalha -se apenas aquilo que emerge para ser trabalhado, por isso não tem como ficarmos desejando que o bonequinho se mexa, não é assim que funciona. Na constelação na água vivenciamos um processo parapsíquico. Assim, a constelação não é, e nunca foi sobre adivinhação ou previsão do futuro, é sobre o presente e o passado, e sobre as desordens nas relações entre os envolvidos.